Cuidados com a pele
O que são rugas?
As rugas são um sinal do envelhecimento da pele e da perda de colagéneo, de elastina e de ácido hialurónico. Na sua origem, também pode estar a repetição de expressões faciais, como “franzir a testa ou ou olhos”, por exemplo.
Causas frequentes
- Envelhecimento da pele
- Perda de colagénio e elastina
- Exposição solar excessiva
- Stress
- Poluição
- Não remover corretamente a maquilhagem, antes de ir dormir
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Má alimentação
- Sono ou descanso insuficiente
- Consumo excessivo de açúcar
- Certas posições de dormir
Tratamentos disponíveis
Para as tratar pode recorrer a alguns produtos ou procedimentos dermatológicos, como:
Este procedimento para tratar rugas dinâmicas consiste em injetar pequenas quantidades de toxina botulínica nos músculos faciais, com o objetivo de os relaxar. Para isso, é usada uma agulha muito fina. O período de recuperação é praticamente inexistente.
É um tratamento para rugas finas que consiste na penetração de microagulhas na pele, que estimulam a sua regeneração natural e criam micro-canais por onde são mais facilmente absorvidos ou administrados certos ativos importantes para melhorar a qualidade da pele.
Além de promoverem um efeito de lifting não-invasivo e não-cirúrgico, conseguem atingir e aquecer diferentes camadas da pele.
A sua ação gera sucessivos micro-estímulos que dão início ao aumento da produção de colagénio, o que contribui para o combate à flacidez ao mesmo tempo que diminui a profundidade das rugas finas.
Este tratamento para rugas finas induz o aumento da temperatura à superfície da pele, criando um efeito de tensão nas fibras da pele.
Além deste efeito reafirmante imediato, o estímulo do laser plasma também promove a regeneração da pele, com aumento da produção de novas fibras elásticas da pele.
A aplicação de preenchimentos é uma técnica que consiste na injeção de substâncias de preenchimento na região com rugas estáticas ou nas regiões com perda de volume, de modo a corrigir os sulcos e as depressões na pele.
É um tratamento no caso de sulcos e/ou flacidez e perda de volume da pele que gera pontos de calor que contraem as fibras de colagénio existentes e estimulam a produção de fibras novas.
Este equipamento emite uma corrente elétrica que gera calor ao passar pela pele, desde a derme até à camada de gordura localizada entre a pele e o músculo.
É uma tecnologia no caso de sulcos e/ou flacidez e perda de volume da pele que produz um estímulo à produção do colagénio intrínseco, que por sua vez favorece o processo de renovação e regeneração da pele.
O feixe do laser é emitido através de uma ponteira fria que mantém contato com a pele, de modo a protegê-la e a gerar uma sensação mais agradável, durante o tratamento.
A sua energia produz pontos de regeneração na espessura da pele sem lesar a sua superfície.
Como adiar o seu aparecimento
- Aplicar diariamente protetor solar na pele
- Manter a pele bem hidratada
- Preferir produtos ricos em antioxidantes
- Usar cremes antirrugas
- Fazer uma alimentação saudável
- Evitar o consumo de açúcar
- Não fumar
- Evitar o stress
- Realizar toxina botulínica periodicamente
Porquê tratá-las?
Antes do mais, é importante sublinhar que a motivação para as tratar não deve de ser apenas médica, nem exclusivamente estética.
O seu tratamento deve corresponder a uma necessidade do paciente em amenizar a repercussão que os sinais da idade têm na sua auto-imagem e confiança.
Existem dois tipos de rugas: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.
As rugas dinâmicas são também conhecidas como rugas de expressão e não são notórias quando o rosto está em repouso.
Já as rugas estáticas são visíveis, mesmo quando não são feitos quaisquer movimentos faciais.
As rugas dinâmicas manifestam-se entre os 25-30 anos, ao passo que as rugas estáticas aparecem entre os 30-35 anos. É por essa razão que se recomenda maior atenção na aplicação de cremes na terceira década de vida, assim como a utilização da toxina botulínica como medida preventiva.
No entanto, algumas pessoas podem adquirir rugas estáticas logo aos 20 e poucos anos. Isto deve-se a outras caraterísticas que não apenas ao envelhecimento, nomeadamente uma maior força dos músculos faciais.
Há substâncias particularmente benéficas para este problema, como é o caso de:
- protetor solar facial, que defende a pele da radiação solar e da luz visível;
- antioxidantes (vitamina C) que neutralizam a produção dos radicais livres;
- ácido hialurónico e outros ativos que nutrem e estimulam a pele, mantendo-a hidratada, preenchida e redensificada;
- retinol, que estimula a descamação acelerada da pele e a produção de colagénio;
- ácido glicólico com efeito esfoliante e aclarador;
- creme antiglicante, que inibe a ligação dos açúcares às proteínas.
A mímica facial é um órgão fundamental para comunicarmos entre nós. Quando somos crianças é de tal forma precisa que parecem ser capazes de nos ler os pensamentos.
No entanto, à medida que envelhecemos, não só nos tornamos mais inexpressivos, como gradualmente, sobretudo com o aparecimento das rugas estáticas, parece que o nosso rosto adquire expressões tendencialmente negativas como o cansaço, a tristeza ou o aborrecimento. Exemplos disto são as rugas entre as sobrancelhas que nos dão um ar zangado, ou as nos cantos da boca que são muitas vezes interpretadas como tristeza.
Marque a sua Avaliação Gratuita
Entraremos em contato no prazo de 24h. Obrigado!